8 de abril de 2008

A Carta da Terra - Valores e Princípios para um Futuro Sustentável

Em DVD, VHS (com duração de 25min) e cartilha impressa. Material disponível no Ponto Org.

A publicação da Carta da Terra é uma iniciativa do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis. Viu-se neste documento uma forma avançada de se compreender os direitos como direitos humanos, direitos sociais, direitos ecológicos e direitos da Terra como planeta vivo.

A Carta da Terra parte de uma visão integradora e holística. Considera a pobreza, a degradação ambiental, a injustiça social, os conflitos étnicos, a paz, a democracia, a ética e a crise espiritual como problemas interdependentes que demandam soluções includentes. Ela representa um grito de urgência face as ameaças que pesam sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança e de um futuro comum da Terra e da Humanidade.

Seus formuladores dizem claramente. "A Carta da Terra está concebida como uma declaração de princípios éticos fundamentais e como um roteiro prático de significado duradouro, amplamente compartido por todos os povos. De forma similar à Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a Carta da Terra será utiliza como um código universal de conduta para guiar os povos e as nações na direção de um futuro sustentável".

Por Leonardo Boff - Presidente de honra do CDDH.

Nenhum comentário: