12 de dezembro de 2009

Sugestão bibliográfica




O livro é referência em cooperativismo popular

“Se a história não acabou e se o modo de produção capitalista não parece ser a última forma dominante de organização social do nosso planeta, há espaço ainda para a esperança.”

Diante do desemprego crescente, da crise do sindicalismo e da ausência de políticas públicas eficientes, um novo cooperativismo é estimulado no Brasil como alternativa de inclusão social, através da chamada “Economia Solidária”.

O título provocativo “Guia de Economia Solidária ou Porque não organizar cooperativas para populações carentes” apresenta, sob a forma de um curso, as questões teóricas mais importantes e fornece abundante documentação empírica de apoio técnico e administrativo comentada, constituindo, no conjunto, uma proposta de metodologia de incubação.
Este livro é o resultado de um trabalho de cinco anos de incubação de empreendimentos coletivos autogestionários e de pesquisas realizadas pelos autores com cooperativas e grupos de produção no interior da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (IEES-UFF/Unitrabalho).

Assim, não somente questões teóricas serão discutidas nesse Guia, mas também serão oferecidas toda a documentação para a legalização de cooperativas populares, bem como materiais de apoio técnico e administrativo comentados, constituindo, no conjunto, uma proposta de metodologia de incubação.

Sobre os autores
Bárbara Heliodora França, socióloga, doutora pela universidade Paris VIII, professora aposentada da UFF e coordenadora do Projeto de extensão “Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária - IEES-UFF/Unitrabalho , da Universidade Federal Fluminense.
Rodrigo Santos, sociólogo, mestre e doutorando da UFRJ, na área de trabalho, sub- coordenador da IEES.

Rafaelle Monteiro de Castro, cientista social, técnica da IEES-UFF/Unitrabalho, pós-graduada em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR / UFRJ.

Érica Barbosa, cientista social, técnica da IEES-UFF / Unitrabalho, mestra em Antropologia da UFF.

Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária - IEES - ICHF - UFF
Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Bloco O, sala 344.
Contatos:(21)2629-2892

Nenhum comentário: